CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES

Alargamento do prazo para envio de propostas: até 21 de janeiro de 2019

Envio de propostas de comunicação: até 7 de Janeiro de 2019
Divulgação da lista de comunicações aprovadas: até 15 de Fevereiro de 2019

Está aberto até 7 de janeiro de 2019 o período para envio de propostas de comunicação a integrar nos painéis aprovados e divulgados no website do VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) que terá lugar entre 4 e 7 de Junho de 2019 em Lisboa, nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Para submeter uma proposta de comunicação ao congresso os interessados devem consultar a listagem de painéis aprovados de forma a identificarem o painel mais apropriado para a comunicação que irão propor. Devem então dirigir-se diretamente aos coordenadores dos painéis através dos contactos disponibilizados junto da informação detalhada de cada painel.


VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA
Lisboa, 4-7 de Junho de 2019
(NOVA – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa)


2019

O VII congresso da APA tem como objectivo debater a condição de ser e estar no mundo hoje, 2019. Um ano de um calendário possível entre muitos outros disponíveis. Sem identificar temas, palavras referenciais, categorias ou classificações, 2019 marca uma etapa da história social e natural do planeta. A abertura que se sugere num congresso ‘sem título’ aponta igualmente a uma antropologia sem fronteiras conceptuais, temáticas ou epistemológicas. É a vida que interessa à antropologia, às antropologias, pensando o gerúndio da existência humana e dos outros e do resto a partir de múltiplas possibilidades interpretativas. Afinal, faz-se hoje antropologia sobre tudo e todos num projecto de conhecimento que permanece inesgotável em termos do que existe e está por vir.

Ao propor simplesmente 2019, a APA reconhece que o terreno da antropologia vai além do mais óbvio – nas escalas mais imediatas da percepção possível desde a condição de sermos humanos. Num tempo em que também se fala de desafios societais, antropoceno, alterações climáticas ou fim do mundo, a proposta intencionalmente aberta é um convite para pensarmos tudo o que afecta os passados, presentes e futuros desigualmente vividos por humanos e não-humanos.

2019 assinala os 30 anos da APA como Associação que representa a antropologia e os antropólogos falantes de português ou que trabalham em Portugal. É um congresso de celebração de um trajecto visto como processo em construção e para o qual tantos e tantas têm contribuído. Que 2019 seja o primeiro de mais 30 anos de antropologia portuguesa no Mundo.

Comissão Executiva (por ordem alfabética):

  • Clara Saraiva (CEC-ULisboa)
  • Cristiana Bastos (ICS-ULisboa)
  • Fernando Florêncio (CRIA/FCT-UC)
  • Frederico Delgado Rosa (NOVA FCSH)
  • Humberto Martins (UTAD-CETRAD)
  • Joana Lucas (CRIA-FCSH/NOVA)
  • Maria Cardeira da Silva (NOVA FCSH)
  • Marina Pignatelli (ISCSP-ULisboa)
  • Rita Ávila Cachado (CIES/ISCTE-IUL)

Comissão Científica (por ordem alfabética):

  • Ana Luísa Santos (FCT-UC)
  • Clara Saraiva (CEC-ULisboa)
  • Cristiana Bastos (ICS-ULisboa)
  • Fernando Florêncio (CRIA/FCT-UC)
  • Frederico Delgado Rosa (NOVA FCSH)
  • Humberto Martins (UTAD-CETRAD)
  • Joana Lucas (CRIA-FCSH/NOVA)
  • João Vasconcelos (ICS-ULisboa)
  • Maria Cardeira da Silva (NOVA FCSH)
  • Marina Pignatelli (ISCSP-ULisboa)
  • Paulo Raposo (ISCTE-IUL)
  • Rita Ávila Cachado (CIES/ISCTE-IUL)
  • Sónia Frias (ISCSP-ULisboa)

Regras para apresentação de propostas:

– Cada proponente poderá apresentar apenas uma comunicação ao congresso.
– As propostas de comunicação têm de conter obrigatoriamente a seguinte informação: nome do(s)/da(s) proponente(s), filiação institucional e endereço de e-mail; título; resumo curto (máx. 50 palavras); resumo longo (máx. 200 palavras).
– As propostas são enviadas diretamente aos coordenadores do painel escolhido (os contactos dos coordenadores podem ser encontrados na informação detalhada de cada painel).
– Relativamente às línguas em que as propostas devem ser redigidas (língua principal e língua complementar), os proponentes devem ter em conta as especificações de cada painel. Consultar para este efeito a informação detalhada do painel ao qual pretendem submeter uma proposta. Em caso de dúvida contactar diretamente os coordenadores dos painéis.
– Dependendo das especificações de cada painel (ver ponto anterior), as propostas podem ser redigidas em Português (PT), Espanhol (ES) ou Inglês (EN); a par da língua principal em que são redigidas, os proponentes têm de enviar sempre uma versão na língua complementar do painel (consultar para este efeito a informação detalhada do painel ao qual pretendem submeter uma proposta).
– As propostas de comunicação devem especificar desde logo os meios audiovisuais e informáticos necessários para a sua apresentação ao congresso.


Processo de avaliação e seleção de propostas:
– As propostas de comunicação são avaliadas diretamente por quem coordena os painéis.
– Quem coordena os painéis deve certificar-se que as propostas incluem toda a informação exigida em ambas as línguas (títulos, resumos, filiação institucional, contactos, meios audiovisuais e informáticos necessários), solicitando-a aos proponentes sempre que esta esteja omissa;
– A listagem de comunicações aprovadas é sujeita à apreciação da Comissão Científica e posteriormente divulgada no website do congresso.


Quem coordena os painéis é responsável por:
– No período reservado à submissão de propostas de comunicações deve receber e tratar todas as propostas submetidas ao painel que coordena, assegurando que estas estão de acordo com o que era exigido na Chamada para Comunicações.
– Para a escolha de propostas deve ter em conta que um painel pode ter 1 ou 2 sessões de trabalho, sendo que cada sessão tem no mínimo 3 comunicações e no máximo 5.
– Findo o processo de avaliação de propostas deve compilar e enviar ao secretariado do congresso todas as propostas recebidas, juntando três listagens: a) comunicações aprovadas; b) comunicações que não se enquadram no painel que coordena mas têm qualidade para ser realocadas noutro painel, indicando qual; c) comunicações não aprovadas.
– Após o envio das listagens ao secretariado deve aguardar as apreciações da Comissão Científica e só depois comunicar os resultados aos/às autores/as (tanto para propostas aprovadas como para propostas não aprovadas).
– Aos/às autores/as de propostas aprovadas deve alertar para a necessidade de cumprirem os prazos de inscrição no congresso, bem como o pagamento, relembrando que o incumprimento poderá resultar na não-inclusão no programa do painel.
– Com base na lista de autores/as confirmados/as deve então organizar o programa do painel que coordena, em particular a ordem de apresentação das comunicações, a distribuição do tempo (de acordo com as indicações gerais do congresso relativamente ao tempo reservado a cada painel), nomeação de debatedores (se aplicável; não obrigatório), etc; deve solicitar aos/às autor/as que especifiquem quais os meios audiovisuais e informáticos necessários para a apresentação das suas comunicações.


Pagamento da inscrição no congresso:
Todos os participantes estão sujeitos ao pagamento de uma taxa de inscrição independentemente do seu papel no congresso (autores/as, co-autores/as, coordenadores/as, co-coordenadores/as, moderadores/as, debatedores/as, etc.). As categorias de inscrição com valores e prazos estão disponíveis no website do congresso.


Calendarização geral do congresso:

Call for Panels
05.10.2018 (6ª f): Fim do prazo para submissão de propostas de painéis.
De 08.10. 2018 (2ª f) a 19.10.2018 (6ª f): Processo de avaliação de painéis pela Comissão Científica.
Até 29.10.2018 (2ª f): Divulgação da lista de painéis aceites.

Call for Papers

De 29.10.2018 (2ª f) a 07.01.2019 (6º f): Período para submissão de propostas de comunicações.
Até 28.01.2019 (2ª f): Avaliação das propostas de comunicações pelos coordenadores de painéis.
De 28.01.2019 (2ª f) a 01.02.2019 (6ª f): Apreciação dos resultados pela Comissão Científica.
Até 15.02.2019 (2ª f): Divulgação da lista de comunicações aceites.

Inscrições

De 15.02.2019 (2ª f) a 12.04.2019 (6ª f): Período de inscrições antecipadas.
De 15.04.2019 (2ª f) a 24.05.2019 (6ª f): Período de inscrições tardias.


Mais informações:
E-mail: secretariado.apantropologia@gmail.com
Website do congresso: http://apa2019.apantropologia.org/