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Português / Portuguese (PT): Cinema etnográfico e religião na América Latina
Espanhol / Spanish (ES): Cine etnográfico y religión en Latinoamérica

Coordenador / Coordinator:
Katerina CHATZIKIDI
Institute of Latin American Studies (ILAS), University of London; Institute of Social and Cultural Anthropology (ISCA), University of Oxford
katerina.chatzikidi@sas.ac.uk

Co-coordenador / Co-coordinator (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):
Ignacio ALBORNOZ FARIÑA
Université Paris 8, Vincennes-Saint-Denis
ignacio.n.albornoz@gmail.com

Debatedor / Discussant (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):

Língua principal / Main language: Português / Portuguese (PT)
Língua complementar / Complementary language: Espanhol / Spanish (ES)
Língua de trabalho preferencial (não exclusiva) / Prefered working language (not exclusive): Português / Portuguese (PT)


Detalhes do painel na língua principal / Panel details in main language

Título / Title
Cinema etnográfico e religião na América Latina

Resumo curto / Short abstract
O presente painel visa agregar pesquisador@s e cineastas cujo trabalho põe em foco distintas vertentes de “mundos religiosos” na América Latina contemporânea. Convidamos particularmente, e não exclusivamente, propostas que abordam temáticas como conversão, tensões religiosas, (pós-)secularismo, convivência, (in)tolerância religiosa, coletividade e individualismo. São aceitas propostas em português, espanhol e inglês.

Resumo longo / Long abstract
Muitas vezes pensado como uma imitação do trabalho de campo, o cinema etnográfico “facilita o acesso do espectador a visões e sons vicários capturados no campo” (Banks 1994: 24). A esse respeito, difere do trabalho antropológico que é concebido como “uma cuidadosa consideração dos dados etnográficos coletados” (ibid.). Na América Latina, o filme etnográfico tem uma tradição fértil e já secular que possui um inventário próprio de clássicos e exibe uma importante diversidade temática-formal. Entre as inúmeras tramas de vida social que esta tenta apreender no continente, há, evidentemente, experiências religiosas, por vezes intransmissíveis. Dada a proximidade entre o filme etnográfico e o lugar de onde emanam suas imagens, costuma-se afirmar, por outro lado, que ele pode “falar por si”. Nós perguntamos e visamos explorar como esses argumentos interagem com a natureza subjetiva e contextual das experiências espirituais? Pode um filme etnográfico isolar, capturar e comunicar “fielmente” o religioso? Para este painel, convidamos pesquisador@s e cineastas cujo trabalho põe em foco distintas vertentes de “mundos religiosos” na América Latina contemporânea. Convidamos particularmente, e não exclusivamente, propostas que abordam temáticas como conversão, tensões religiosas, (pós-)secularismo, convivência, (in)tolerância religiosa, coletividade e individualismo. São aceitas propostas em português, espanhol e inglês.


Detalhes do painel na língua complementar / Panel details in complementary language

Título / Title
Cine etnográfico y religión en Latinoamérica

Resumo curto / Short abstract
Invitamos a investigadora/es e cineastas cuyo trabajo considera diferentes aspectos de los “mundos religiosos” en Latinoamérica contemporánea. En particular, y no exclusivamente, invitamos a propuestas que aborden temas como conversión, tensiones religiosas, (post)secularismo, convivencia, (in)tolerancia religiosa, colectividad e individualismo. Son aceptados ponencias en portugués, español e inglés.

Resumo longo / Long abstract
Pensado, frecuentemente, como un correlato del trabajo de campo, el cine etnográfico “facilita el acceso del espectador a vistas y sonidos vicarios capturados en terreno” (Banks 1994: 24). En ese aspecto, se diferencia del trabajo antropológico, que es concebido más bien como “un sopesamiento minucioso de los datos etnográficos recolectados” (ibid). En Latinoamérica, el filme etnográfico posee una tradición fecunda y ya secular que cuenta con su propio inventario de clásicos y despliega una importante diversidad temático-formal. Dentro de las innumerables parcelas de la vida social que este intenta aprehender en el continente, se encuentran, por supuesto, las experiencias religiosas, a veces intransmisibles. Dada la proximidad entre el filme etnográfico y el lugar del cual sus imágenes emanan, se suele afirmar por otro lado que este puede “hablar por sí mismo”. Ahora bien, ¿cómo interactúan estos argumentos con la naturaleza subjetiva y contextual de las vivencias espirituales? ¿Puede un filme etnográfico, en fin, aislar, capturar y comunicar “fielmente” lo religioso? Para el presente panel, invitamos a investigadora/es y cineastas cuyo trabajo considere diferentes aspectos de los “mundos religiosos” en Latinoamérica contemporánea. En particular, y aunque no de manera exclusiva, aceptaremos propuestas que aborden temas como la conversión, las tensiones religiosas, el (post)secularismo, la convivencia, la (in)tolerancia religiosa, la colectividad y el individualismo. Serán aceptadas ponencias en portugués, español e inglés.