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Português / Portuguese (PT): Vestir-se : moda, cultura material e performance
Inglês / English (EN): Getting dressed: fashion, material culture, and performance
Coordenador / Coordinator:
Filomena SILVANO
Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)
fsilvano@fcsh.unl.pt
Co-coordenador / Co-coordinator (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):
Solange MEZABARBA
Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
solange_riva@hotmail.com
Debatedor / Discussant (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):
Língua principal / Main language: Português / Portuguese (PT)
Língua complementar / Complementary language: Inglês / English (EN)
Língua de trabalho preferencial (não exclusiva) / Prefered working language (not exclusive): Português / Portuguese (PT)
Detalhes do painel na língua principal / Panel details in main language
Título / Title
Vestir-se : moda, cultura material e performance
Resumo curto / Short abstract
A aproximação e o distanciamento face ao seu tempo, movimento que se objetifica nas práticas do vestir, integra as modalidades reflexivas da contemporaneidade. Pretendemos discutir como diferentes atores sociais gerenciam e negociam a sua aparência, amparados em projetos estéticos que lançam mão da moda e do vestuário como veículos de construção identitária.
Resumo longo / Long abstract
Aquele que pertence de veras ao seu tempo, que é deveras contemporâneo é alguém que não coincide perfeitamente com ele nem se adapta às suas exigências …. Este pensamento de Giorgio Agambem (2009) inspira a desenvolver a proposta deste painel. Edward Sapir (1931) definiu a moda como sendo um costume mascarado de afastamento face ao costume; Kroeber (1940) defendeu que um olhar mais distanciado no tempo demonstra que as variações repentinas estão inseridas em ciclos longos que as relativizam; Leroi-Gourhan (1945) afirmou que a moda, no que ela tem de mais inconstante, não é um privilégio do Ocidente, porque todos os povos acusam variações consideráveis e rápidas. A questão da aproximação e do distanciamento face ao seu tempo sempre foi central para pensar a moda e o vestir. Esse movimento, que se objetifica nas práticas do vestir, integra as modalidades reflexivas da contemporaneidade. Neste painel, pretendemos – no seguimento de Joanne B. Eicher (2000), que propõe a ideia de dress para integrar as roupas, os adornos, as transformações corporais e as práticas do vestir; e de Daniel Miller (2005), que propõe a ideia de um fenómeno integral a que chama clothing/person – discutir como diferentes atores sociais gerenciam e negociam a sua aparência, amparados em projetos estéticos que lançam mão da moda e do vestuário como veículos de construção identitária.
Detalhes do painel na língua complementar / Panel details in complementary language
Título / Title
Getting dressed: fashion, material culture, and performance
Resumo curto / Short abstract
The approach and distance related to our time, a movement that objectifies itself in the getting dressed practices, integrates the reflexive modalities of the contemporaneity. We intend to discuss how different social actors manage and deal to shape their looks supported by esthetic projects that make use of fashion and general apparel as methods to identity construction.
Resumo longo / Long abstract
Those who are truly contemporary, who truly belong to their time, are those who neither perfectly coincide with it nor adjust themselves to its demands
. This Giorgio Agamben (2009) idea is what truly inspires this panel. Edward Sapir (1931) defined fashion as custom in the guise of departure from custom; Kroeber (1940) stated that taking a broader look in time points out that all sudden variations are inserted in long cycles that relativize them; Leroi-Gourhan (1945) said that fashion, in its most inconsistent, is not a Western privilege because all cultures have their own variations presented as noticeable and fast. The question of both the approach and the withdrawal from time has always been centered towards thinking fashion and the act of getting dressed. This movement, which objectifies itself in the many ways of getting dressed, integrates the reflexive modalities of contemporaneity. With this panel, we intend following Joanne B. Eicher (2000), that propose de idea of dress to integrate clothes to accessories, body transformations and the ways of getting dressed; and Daniel Miller (2015) who proposes the idea of a fully integrated phenomenon called clothing/person – to discuss how different social actors manage and deal to shape their looks supported by esthetic projects that make use of fashion and general apparel as methods to identity construction.