P008
Português / Portuguese (PT): «Ser solidário assim para além da vida»: reflexão sobre as socialidades enquanto formas de protesto efetivo e de (des)hierarquização
Inglês / English (EN): “Solidarity beyond life”: reflection on socialities as forms of effective protest and (dis) hierarchization
Coordenador / Coordinator:
Joana AREOSA FEIO
Universidade de Lisboa (UL); Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
joanaareosafeio@yahoo.com
Co-coordenador / Co-coordinator (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):
Debatedor / Discussant (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):
Língua principal / Main language: Português / Portuguese (PT)
Língua complementar / Complementary language: Inglês / English (EN)
Língua de trabalho preferencial (não exclusiva) / Prefered working language (not exclusive): Português / Portuguese (PT)
Detalhes do painel na língua principal / Panel details in main language
Título / Title
«Ser solidário assim para além da vida»: reflexão sobre as socialidades enquanto formas de protesto efetivo e de (des)hierarquização
Resumo curto / Short abstract
Neste painel convida-se à apresentação de reflexões sobre as socialidades entre pessoas de diferentes estatutos étnicos e socioeconómicos, enquanto contextos potencialmente criadores de ´outros` modos de se estar em relação, ao contribuírem para a redefinição de referenciais categóricos como para a desconstrução de diferentes formas de hierarquia hegemónica.
Resumo longo / Long abstract
Neste painel convida-se à apresentação de reflexões sobre as ´socialidades` (ex. Strathern 1988; 1996, etc) entre pessoas de diferentes estatutos étnicos e socioeconómicos, enquanto contextos potencialmente criadores de ´outros` modos de se estar em relação, ao contribuírem para a redefinição de referenciais categóricos de diferentes graus como para a desconstrução de diferentes formas de hierarquia. São socialidades vivenciadas pelos sujeitos enquanto lugares de ensaio para o desmantelamento de fronteiras, nomeadamente estatutárias; são lugares de respiração partilhada, também no e pelo corpo, vivenciados em vida, como também em morte. Estas socialidades são em si mesmas experienciação de se estar no lugar do outro e permitem que vivenciemos diferentes modos de nos relacionarmos connosco próprios, com o mundo e com as outras pessoas, através de práticas tão dispares como a partilha ao nível dos consumos alimentares, as memórias de dor física e espiritual, a possessão espiritual, entre outras, em contexto pós-colonial mas não só. Neste painel pretendemos comparar conhecimentos e etnografias sobre este tipo de socialidades em diferentes contextos geográficos e históricos, enquanto dinâmicas críticas de constituição das identidades, nas quais efetivamente se contestam lugares de pertença.
Detalhes do painel na língua complementar / Panel details in complementary language
Título / Title
“Solidarity beyond life”: reflection on socialities as forms of effective protest and (dis) hierarchization
Resumo curto / Short abstract
In this panel we invite to reflections on socialities among people of different ethnic and socioeconomic status, as contexts that create other ways of being related, as they contribute to the redefinitions of categorical referentials and to the deconstruction of different forms of hegemonic hierarchies.
Resumo longo / Long abstract
In this panel we invite to reflections on ´socialities`(eg. Strathern 1988; 1996) among people of different ethnic and socioeconomic status, as contexts that create other ways of being related, as they contribute to the redefinitions of categorical referentials and to the deconstruction of different forms of hegemonic hierarchies. These are socialities experienced by the subjects as places of essay for the dismantling of frontiers, namely statutory ones; these are places of shared breathing, at and by the body, experienced in life,as in death. These socialities are in themselves the experience of being in each other’s places/shoes, and allow us to experience different ways of relating to ourselves, with the world and with other people, through practices as diverse as the sharing of food consumption, the memories of physical and spiritual pain, spiritual possession, among others, in postcolonial contexts but not only. In this panel we intend to compare knowledge and ethnographies about this type of socialities, in different geographic and historical contexts, understood as critical dynamics of identities constitution, in which there are efective disputed places of and for belonging,