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Inglês / English (EN): Difficult Heritage on Screen: ethnographic documentaries and reframing the past
Português / Portuguese (PT): Patrimônios difíceis na tela: documentários etnográficos e o reenquadramento do passado
Coordenador / Coordinator:
Jasper CHALCRAFT
European University Institute (Florence)
jasper.chalcraft@eui.eu
Co-coordenador / Co-coordinator (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):
Rose Satiko Gitirana HIKIJI
Universidade de São Paulo (USP)
rose.satiko@gmail.com
Debatedor / Discussant (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):
Língua principal / Main language: Inglês / English (EN)
Língua complementar / Complementary language: Português / Portuguese (PT)
Língua de trabalho preferencial (não exclusiva) / Prefered working language (not exclusive): Inglês / English (EN)
Detalhes do painel na língua principal / Panel details in main language
Título / Title
Difficult Heritage on Screen: ethnographic documentaries and reframing the past
Resumo curto / Short abstract
Ethnographic filmmakers are reframing existing narratives of the past, making visible hidden histories. Others document ongoing struggles over how minority, indigenous and excluded pasts are represented or hidden in public spaces. This panel invites both filmmakers and scholars who work on how histories and heritages are being reframed through filmmaking.
Resumo longo / Long abstract
A new wave of ethnographic filmmakers and activists are delving into archives – public, personal, tangible and imagined – to reframe existing narratives of the past, and to make visible hidden histories. Others are documenting ongoing struggles over how minority, indigenous and excluded pasts are represented or hidden in public spaces. The Charlottesville statues and the Rhodes Must Fall campaign are only the most well-known of many examples. From Quilombolas in Brazil to Lisbons contentious Museum of the Discoveries, aspects of the Lusophone worlds pasts are being reframed through the lens: what does putting difficult heritage on screen mean for the wider politics of representation and for how alternative histories are known? This panel invites contributions from both filmmakers and scholars who work on how histories are being reframed through the screen. We are as interested in papers that deal with theoretical aspects as those that tackle the practical and ethical difficulties of exploring contested pasts through film.
Detalhes do painel na língua complementar / Panel details in complementary language
Título / Title
Patrimônios difíceis na tela: documentários etnográficos e o reenquadramento do passado
Resumo curto / Short abstract
Realizadores de filmes etnográficos lançam novas perspectivas sobre velhas narrativas do passado, tornando visíveis histórias escondidas. Outros documentam as lutas em curso sobre como passados excluídos, minoritários, indígenas, são representados ou escondidos em espaços públicos. Esse painel convida pesquisadores/realizadores que trabalhem sobre como histórias e patrimônios estão sendo reenquadrados através do filme.
Resumo longo / Long abstract
Uma nova onda de realizadores de filmes etnográficos e ativistas está mergulhando em arquivos – públicos, pessoais, tangíveis e imaginados – para lançar novas perspectivas às narrativas existentes do passado e para tornar visíveis histórias ocultas. Outros estão documentando as lutas em curso sobre como os passados minoritários, indígenas e excluídos estão representados ou escondidos em espaços públicos. As estátuas de Charlottesville e a campanha Rhodes Must Fall são apenas os mais conhecidos de muitos exemplos. Dos Quilombolas no Brasil ao controverso “Museu dos Descobrimentos”, aspectos do passado lusófono do mundo estão sendo reenquadrados através das lentes: o que significa colocar nas telas os “patrimônios difíceis” para a política mais ampla de representação e para o modo como histórias alternativas tornam-se conhecidas? Este painel convida contribuições de pesquisadores/realizadores que reflitam sobre como as histórias estão sendo reenquadradas através do filme. Estamos tão interessados em artigos que tratem de aspectos teóricos como aqueles que abordam as dificuldades práticas e éticas de explorar passados contestados através do cinema.