P049
Português / Portuguese (PT): Para um ‘inventário’ crítico das práticas patrimoniais. Salvar, selecionar, legitimar, cuidar, manipular, mudar, abandonar, apagar, destruir.
Inglês / English (EN): Towards a critical ‘inventory’ of heritage practices: saving, selecting, legitimizing, caring, using, transforming, forsaking, cancelling, destroying.

Coordenador / Coordinator:
Cyril ISNART
Centre national de la recherche scientifique (CNRS), Institut d’ethnologie méditerranéenne, européenne et comparative (IDEMEC), Aix Marseille Université
isnartc@gmail.com

Co-coordenador / Co-coordinator (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):
Maria CARDEIRA DA SILVA
Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), Universidade Nova de Lisboa (UNL)
smamc@fcsh.unl.pt

Debatedor / Discussant (se aplicável, não obrigatório / if applicable, not mandatory):

Língua principal / Main language: Português / Portuguese (PT)
Língua complementar / Complementary language: Inglês / English (EN)
Língua de trabalho preferencial (não exclusiva) / Prefered working language (not exclusive): Português / Portuguese (PT)


Detalhes do painel na língua principal / Panel details in main language

Título / Title
Para um ‘inventário’ crítico das práticas patrimoniais. Salvar, selecionar, legitimar, cuidar, manipular, mudar, abandonar, apagar, destruir.

Resumo curto / Short abstract
A antropologia do património é basicamente uma antropologia do fazer e desfazer, mas o leque das práticas patrimoniais inclui ações bem mais complexas. Este painel pretende iniciar o inventário crítico dessas práticas, a partir de etnografias que cruzam várias escalas e contextos da produção do património.

Resumo longo / Long abstract
A antropologia do património é uma antropologia das práticas, negativas ou positivas, à volta daquilo que se designa de património. Daí um olhar necessariamente construtivista e uma atenção sempre renovada às maneiras de fazer e desfazer, colectiva e individualmente, o estatuto singular daquilo que as instâncias internacionais, um estado, uma nação, um grupo, uma família, reconhecem enquanto atributo representativo ou desvalorizam como testemunho insignificante do passado. Porém, não se trata apenas do património que se faz nas instituições culturais ou se desfaz durante os conflitos armados. O leque de práticas patrimoniais inclui os actos de selecionar, legitimar, cuidar, manipular, mudar, abandonar, apagar, destruir. Tais práticas enriquecem a abordagem do património enquanto fato socialmente e historicamente contextualizado, nas linhas epistemológicas do campo das Critical Heritage Studies. A partir dos vários terrenos das investigações dos proponentes, este painel quer iniciar o inventário crítico (que, note-se, é em si mesmo uma prática patrimonial) das várias experiências e processos que se podem encontrar no domínio do património cultural, sublinhando os cruzamentos entre diferentes escalas (intergovernamental, nacional, regional, grupal, familiar) e entre os múltiplos contextos (políticos, profissionais, emocionais, materiais, académicos) em que as sociedades e sujeitos se engajam com o património.


Detalhes do painel na língua complementar / Panel details in complementary language

Título / Title
Towards a critical ‘inventory’ of heritage practices: saving, selecting, legitimizing, caring, using, transforming, forsaking, cancelling, destroying.

Resumo curto / Short abstract
The anthropology of cultural heritage is basically an anthropology of making and unmaking, but the heritage practices are in fact much more complex. We intend to initiate a critical inventory of such practices, drawing on ethnographies that confront different scales and contexts of the heritage production.

Resumo longo / Long abstract
The anthropology of cultural heritage is basically an anthropology of the practices, negative or positive, about what became common to designate as heritage. This includes, what intergovernmental agencies, nations, ethnic groups, or families reclaim as identity symbols or neglect as irrelevant traces of the past, and how they do so, and calls for a critical engagement of the anthropology of making and unmaking. Yet, cultural heritage is not only made within the international arenas, nor simply unmade by wars and conflicts. The list of heritage actions is much more complex and numerous: saving, selecting, legitimizing, caring, using, transforming, forsaking, cancelling, destroying. Careful analysis of such actions nourishes sociological and historical readings of cultural heritage, in line with critical heritage studies perspectives. We are welcoming papers that will contribute to initiate a critical inventory (which is an heritage practice itself by the way) of these various experiences and processes of cultural heritage, drawing on the different scales (intergovernmental, national, regional, of group or family) and contexts (political, professional, emotional, material, academic) in which societies and people engage with cultural heritage.