Mostra de Filme Etnográfico
@VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Lisboa, 3 a 7 de junho de 2019

Chamada para submissão de filmes
2019 é vida; uma etapa mais da história social e natural da humanidade, um processo inacabado de relações ora simbióticas, ora predatórias com tudo o resto. A Mostra de Filme Etnográfico assume-se como um lugar para conhecer formas de representação (audio)visual deste nosso tempo vivido. Procuramos obras e registos de inspiração etnográfica sobre um mundo em contínua mutação, com as suas tensões e aberturas, sístoles e diástoles, num pulsar permanente e permanentemente intrigante.

Datas importantes:

  • 12.11.2018 (2ª f) a 15.02.2019 (6ª f): período para envio de propostas de filmes
  • 22.04.2019 (2ªf): divulgação da listagem de filmes selecionados
  • 29.04.2019 (2ªf) a 03.05.2019 (6ªf): período para envio dos ficheiros finais

Critérios de elegibilidade dos filmes:

  • Ter data posterior a 1 Janeiro 2017;
  • Ter legendagem em pelo menos um dos seguintes idiomas: Português (PT), Espanhol (ES), Inglês (EN) ou Francês (FR);
  • Os filmes podem ter qualquer duração.

Envio das propostas:

  • Primeira fase – processo de seleção (envio até 15.02.2019):

Preenchimento de formulário online (https://goo.gl/forms/xJR37AUOZDlsFZQl1) com dados básicos sobre o filme submetido e realizadores/produtores, incluindo envio de link para uma versão partilhável do filme (no Vimeo ou no Youtube) que, de acordo com a preferência do autor, pode estar em modo não listado com acesso privado e protegido por palavra-passe. Nos casos em que o filme está protegido, deve ser fornecida a palavra-chave para consulta do filme pelo júri.

  • Segunda fase – apenas para os filmes selecionados (envio até 03.05.2019):

Envio do ficheiro (via Dropbox, WeSendit, WeTransfer, MyAirBridge ou equivalente) em formato digital não comprimido, adequado a exibição pública em grande formato.
Junto com o ficheiro final para exibição, os autores e/ou produtoras dos filmes seleccionados devem enviar também:
– 2 fotogramas de apresentação do filme;
– Ficha Técnica;
– Trailer para inserção na página da internet da mostra;
– Declaração conjunta com:
1) Autorização de exibição do filme pela Associação Portuguesa de Antropologia, no âmbito da Mostra de Filme Etnográfico, integrada no VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (será fornecida minuta pelo secretariado);
2) Autorização de utilização das imagens promocionais pela Associação Portuguesa de Antropologianos cartazes da mostra e no site do congresso ou noutros materiais de divulgação;
3) Confirmação de presença dos autores na mostra, em particular na sessão onde o seu filme será exibido;
4) Autorização da exibição dos filmes nas extensões/itinerância da mostra nos departamentos e centros de investigação de antropologia das universidades portuguesas.

Júri:
Catarina Laranjeiro, antropóloga, CES-UC
Gonçalo Mota, antropólogo e realizador, CETRAD
Humberto Martins, antropólogo, UTAD / CRIA-UM
Inês Ponte, antropóloga, ICS-ULisboa
Paulo Raposo, antropólogo, CRIA, ISCTE-IUL
Rodrigo Lacerda, antropólogo, CRIA-FCSH/ISCTE-IUL
Sofia Sampaio, Investigadora Cinema e Antropologia, CRIA-IUL

NOTAS:
O secretariado da Associação Portuguesa de Antropologia fará a confirmação individual de receção para cada filme. A ausência de confirmação deve ser questionada por e-mail (secretariado.apantropologia@gmail.com).
Os autores e/ou produtoras dos filmes seleccionados serão informados individualmente sobre os resultados da seleção. Os resultados da seleção devem ser consultados na página da mostra em 22.04.2019.
Os autores e/ou produtoras dos filmes seleccionados comprometem-se a enviar o ficheiro adequado à exibição pública em grande formato até 03.05.2019.
Gostaríamos de contar com a presença dos realizadores nas sessões. O propósito desta mostra é o debate sobre todos os filmes em exibição e a produção do filme etnográfico mais em geral.